Conhecendo mais da nossa história

O SACODE é um dos projetos em desenvolvimento no LESC (Laboratório de Engenharia de Sistemas de Computação), que faz parte do DETI (Departamento de Engenharia de Teleinformática). A história do LESC e também do projeto SACODE estão ligadas ao LAC (Laboratório de Arquitetura de Computadores). O LAC foi fundado em meados de 1993, quando ainda não existia o DETI. Os professores deste departamento faziam parte do DEE (Departamento de Engenharia Elétrica).

O LAC nasceu sob a perspectiva da participação em um projeto chamado SACI (Satelite de Aplicações Científicas), o primeiro microsatélite totalmente brasileiro, um projeto liderado pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Na época, o professor Helano de Sousa Castro havia retornado de seu doutorado, no qual tinha participado de uma missão da ESA (European Space Agency) chamada Marte 94. Através de um convite feito pelo então gerente do projeto SACI, o LAC se dispôs a projetar o computador de bordo do SACI. Nascia assim então a identidade do LAC com projetos em aplicações espaciais. Nesta época, vários alunos de graduação e mestrado foram formados, a destacar o professor Jarbas Silveira, que trabalhou durante um ano como engenheiro de projeto nas dependências do INPE. Após o final deste projeto, uma parte dos professores do DEE criaram o DETI, em meados de 1999.

Após 4 anos, o professor Helano Castro fundou então o LESC, que já trazia em seu DNA a origem de projetos de sistemas de computadores tolerantes à falha. O LESC passou então a trabalhar com diagnóstico de sistemas computacionais e projetos de sistemas embarcados, especialmente em projetos de maiores complexidade, como layouts voltados para grandes velocidades (Digital High Speed Design). Recentemente, o LESC foi convidado a participar de um projeto CONASAT, o qual visava o desenvolvimentismo de tecnologias para aplicações espaciais. Como resultado deste projeto, desenvolveu-se um computador de bordo para nanossatélites no padrão CUBESAT. Diante desde cenário, o LESC iniciou o projeto SACODE (Satélite para Análise e Coleta de Dados Experimentais). Este projeto tem como missão envolver universidades do nordeste para alavancar a área de engenharia aeroespacial.

NOSSOS OBJETIVOS

COLETA DE DADOS

RESILIÊNCIA A ERROS

AUMENTO DA COBERTURA DA CONASAT